Em lançamento de projeto inovador no estado, Sedam entrega 15 mil mudas de Castanha

27 de dezembro de 2018 | Sedam_codef

No ultimo dia 14 de dezembro, ocorreu no município de Guajará Mirim na sede do Escritório Regional de Gestão Ambiental – ERGA da SEDAM, o lançamento do projeto Plante Castanha do Brasil. Este projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Florestas Plantadas – CFP em parceria com a Coordenadoria de Unidades de Conservação e Coordenadoria de Educação Ambiental.  Segundo Edgard Menezes, coordenador de florestas plantadas, “desde que assumiu a gestão da Sedam, o secretário Aparício Paixão tem dado agilidade aos processos e programas que estavam “parados” dentro da Sedam, e o projeto Plantar Castanha era um deles”, afirmou Edgard.

Durante o lançamento que contou com a participação de diversas organizações parceiras como a ONG Pacto das Águas, Coontraron, SENAR, Funai, Emater, entre outros.  O diretor executivo da Sedam Jorge Lourenço que no ato esteve representando o secretário da Sedam, destacou a importância de ter parceiros qualificados para o bom andamento do projeto, e fez referência a participação da EMATER que dará suporte técnico significativo aos beneficiários do programa quando da sua implementação.

O responsável pelo escritório regional da Sedam (ERGA), o coordenador Alexandre Bouez, falou da importância de ter um projeto como o Plante Castanha do Brasil na região, e disse que além de recuperar áreas degradadas o projeto também contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento econômico da região, melhorando a renda dos produtores locais.

Eliezer de Oliveira, coordenador de Educação Ambiental, chamou a atenção para o envolvimento dos indígenas como publico beneficiário do projeto e informou que algumas comunidades serão atendidas com cerca de 500 mudas, lembrou ainda que “este evento de lançamento marca apenas a primeira etapa do projeto” e que outras regiões e muito mais pessoas e propriedades serão beneficiadas, disse ele.

ASCOM – Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais