Sedam capacita técnicos de seus Escritórios Regionais durante a Rondônia Rural Show

22 de maio de 2019 | Sedam_codef

O primeiro dia (22) da 8ª Rondônia Rural Show foi marcado por capacitações no estande da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam),  junto aos técnicos dos escritórios regionais (Erga) presentes na feira.

O início dos trabalhos se deu com a capacitação em vistorias de empreendimentos, administrada pelo coordenador de Licenciamento e Monitoramento Ambiental – Abimael Ribeiro, onde foram apresentadas questões fundamentais do licenciamento ambiental em diversos tipos de empreendimento, inclusive os que envolvem piscicultura. Além disso, um técnico da coordenadoria apresentou passo a passo como a vistoria deve ser realizada e alguns cuidados que os técnicos precisam ter, como a resolução da foto, documentação necessária e sancionou dúvidas dos presentes quanto às vistorias. O objetivo dessa capacitação junto aos Ergas é nivelar a forma de trabalho da Secretaria, de modo que um técnico de Machadinho d’Oeste trabalhe da mesma forma que um técnico em Porto Velho e a mensagem da Sedam seja passada de forma unificada.

Além dos técnicos da Secretaria, as capacitações também contam com a participação de usuários dos serviços da Sedam e estudantes, que buscam entender melhor a forma como a Secretaria desenvolve os seus trabalhos.

Fora as capacitações, foi realizada uma apresentação pela Coordenadoria de Recursos Hídricos, na qual foi exposto conceitos básicos sobre Comitês de Bacias Hidrográficas, a importância da água e a forma como um comitê pode ajudar na sua preservação e com espaço para os questionamentos do público.

As atividades do dia foram encerradas com um mini-curso sobre o módulo do PRA (Programa de Regularização Ambiental) que compreende o conjunto de ações a serem desenvolvidas por proprietários e/ou possuidores rurais com o objetivo de adequar e promover a regularização ambiental de seus imóveis rurais. Essas ações serão supervisionadas pelos técnicos da Secretaria, através desse módulo. Além de direcionada aos técnicos dos Escritórios Regionais da Sedam (ergas), a capacitação também é oferecida a profissionais e estudantes das áreas de agronomia, biologia, engenharia florestal, engenharia ambiental, gestão ambiental e técnico ambiental.

As atividades no estande continuam até o dia 25 (sábado) confira abaixo a programação da Sedam para os próximos dias.

Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais da Sedam