Sedam apoia ação ambiental no Vale do Guaporé

27 de dezembro de 2018 | Sedam_codef

No ultimo dia 14 de dezembro, a Secretária de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), apoiou a iniciativa capitaneada pela Associação Comunitária Quilombola e Ecológica Vale do Guaporé – ECOVALE. Segundo Zeca Lula, servidor da Sedam e um dos lideres do projeto, a ECOVALE tem atuação de mais de 20 anos na região e sua missão é o repovoamento de espécies nativas, como quelônios e aves. Zeca Lula informou ainda que a referida iniciativa  possui o reconhecimento internacional sendo premiada em diversos países, trazendo reconhecimento positivo para o Estado.

Além da Sedam, outros entes públicos estaduais como EMATER, IDARON e Assembléia Legislativa (ALE) apoiaram a iniciativa. A soltura dos filhotes de tartarugas que por conta das cheias antecipada do Rio Guaporé não foi realizada no local planejado, este ano ocorreu na fazenda Oriente do pecuarista Roque e família, que gentilmente cederam espaço por entenderem a importância do ato.

O evento contou com a participação de agentes públicos da região como a prefeita de São Francisco do Guaporé a senhora Gislaine, do secretário de Meio Ambiente e Turismo de Costa Marques o senhor Cassiano Sidon, representantes das empresas MATSUDA, Supermercados COMAR, NOMA MOTORS, Distribuidora COIMBRA, Grupo ROVEMA e Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, patrocinadores do evento.

Carlos Paraguaçu superintendente do IBAMA/RO chamou atenção para as relações estabelecidas entre a comunidade, a iniciativa privada e o poder público em torno de um projeto com extrema importância para a sociobiodiversidade, e que apresenta o estado ao cenário nacional como grande atrativo, promissor para arranjos produtivos regionais de Ecoturismo, desenvolvendo assim os municípios que integram a região, através de atividades promissoras na geração de oportunidades para o acesso à renda de pequenos, médios e grandes empreendedores.

Para o Secretário Adjunto da Sedam o advogado Lúcio Salomão que estava na região participando de algumas missões e também esteve presente no evento, a Sedam tem papel importante na conservação e preservação do meio ambiente, mas sem fugir da sua missão de fomentar o Desenvolvimento do Estado com responsabilidade socioambiental.

Lúcio Salomão parabenizou a ECOVALE, e ainda segundo o secretário a instituição “desenvolve um trabalho valioso, pois os efeitos e resultados obtidos com o projeto não só valorizam ainda mais a região do Vale Guaporé, o estado de Rondônia e por que não dizer o Brasil, dada a repercussão internacional, e nada como estar in loco para sentir a realidade, conversar com a população, por isso fizemos questão de trazer nossa equipe técnica e nos colocar a disposição para apoiar e potencializar ações como essas no âmbito do Estado”.

ASCOM – Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais