Produtores rurais de Cujubim recebem workshop ministrado por técnicos da Sedam

5 de março de 2020 | Sedam_codef

Também foram repassadas informações sobre o Plano de Combate às Queimadas Ilegais

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental, realizou na quarta-feira (4) um workshop informativo para produtores rurais, membros de associações e comunidade na Câmara de Vereadores do município de Cujubim, interior de Rondônia.

O objetivo é orientar o setor produtivo do Estado com relação aos serviços oferecidos pela Sedam visando a conservação e preservação para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Além disso, foram tematizadas as ações previstas no Plano de Combate às Queimadas Ilegais e Incêndios Florestais, atividades estas que foram antecipadas, por determinação do secretário Elias Rezende, gestor da Sedam, que afirma que é no período chuvoso que devemos agir com atividades voltadas à prevenção das queimadas Ilegais.

“É  necessário orientar o produtor, para que ele saiba a forma certa de trabalhar, de produzir sem ter medo do órgão fiscalizador, mudando assim a visão errônea de que a Sedam é apenas ser um órgão repressor, muito além disso, a secretária existe para auxiliador o desenvolvimento do estado através da expedição de licença e autorizações ambientais, visando o uso sustentável dos recursos naturais”, destacou o secretário.

Workshops semelhantes estão previstos para serem realizados em todo o Estado, conforme a necessidade dos setores.

Para o coordenador da educação ambiental, Fábio França, é muito gratificante ouvir os produtores falarem da felicidade em ter a presença da Sedam trazendo informações importantes ao dia a dia do trabalhador rural.

No evento estavam presentes Vereadores, líderes sindicais, presidentes de associações rurais e produtores rurais. Ainda, na oportunidade do evento foi aberto espaço para sanar dúvidas recorrentes dos setores produtivos, como autorizações de outorgas, licenciamento ambiental e autorização para uso do fogo.

Texto: Sedam
Fotos: Arquivo Sedam