Você esta aqui:

Notícias

Mais de 1.800 mudas de Castanheiras (Bertholletia excelsa) são recebidas pela Sedam como compensação ambiental

26 de março de 2019 | Sedam_codef

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Florestas Plantadas, recebeu no último dia 25 (segunda-feira) mais de 1.800 mudas de Castanheira. A espécie Bertholletia excelsa (Castanheira) tem seu corte protegido por lei e quando autorizado pela Secretaria, gera a necessidade da compensação ambiental conforme previsto na Lei 12.651 de maio de 2012.

As mudas são uma compensação ambiental pelo corte da espécie protegida por lei que foi autorizada pela Sedam na ocasião da implantação da linha de Transmissão de Energia Samuel – Ariquemes.

Segundo o coordenador de Floresta Plantada, Ari Lebkuchen, as mudas recebidas pela compensação serão doadas à produtores rurais atendendo ao Programa Plante Castanha, que tem como objetivo estimular pequenos produtores rurais ao plantio da espécie, cujo fruto é valorizado. A meta é o plantio de aproximadamente 400 ha de Bertholletia excelsa. O local em que as mudas serão plantadas dentro da propriedade rural ficará a escolha do produtor, podendo inclusive ser utilizadas para recuperação de áreas alteradas, Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e Reserva Legal.

 

Fonte

Coordenadoria de Floresta Plantada da Sedam (CFP)

Núcleo de Comunicação da Sedam

 

Categorias: Notícias

Compartilhe