Você esta aqui:

Notícias

Governo de Rondônia promove 1° Mostra de Vídeo Ambiental produzido por estudantes da rede estadual de ensino

13 de novembro de 2019 | Sedam_codef

Temas como desperdício da água, e poluição, arborização, fauna e flora estão entre os vídeos que serão apresentados

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Rondônia (Ciearo) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), promove nesta quarta e quinta-feira (13 e 14) a 1° Mostra de Vídeo Ambiental de Rondônia (Movam-RO/2019), no auditório do Golden Plaza Hotel em Porto Velho, com produções audiovisuais de estudantes da rede estadual de ensino, trabalhando com os temas transversal do eixo educação ambiental.

De acordo com a coordenação do evento, o projeto nasceu da necessidade de trabalhar a educação ambiental e estimular os estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, do 1° ao 3° do ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados nas escolas públicas do Estado, a uma conscientização quanto ao meio ambiente em que vivem.

Durante a amostra serão apresentados aproximadamente 50 vídeos das 44 escolas selecionadas e 25 municípios participantes.

A coordenação do evento informou que foram estabelecidos critérios para premiações, na qual os estudantes precisam ter um bom roteiro, clareza na mensagem, demonstrando o objetivo do tema proposto; coerência do tema, boa dicção ao falar nos vídeos, narrativa, pesquisa, estética, edição, ponto de vista e gravação, entre outros requisitos estabelecidos no projeto.

Conforme Roselane Rivero que atua no Núcleo de Temas Transversais, Diversidades e Projetos Escolares da Seduc, temas como desperdício da água, portabilidade e poluição d’agua, fauna e flora e arborização estão entre os vídeos que serão apresentados durante a 1° Amostra de Vídeos Ambiental de Rondônia. “Entre as premiações estão notebooks e tablet que serão entregue ao 1°, 2° e 3° lugar tanto do ensino fundamento, médio e EJA. Serão premiados estudantes, professor orientador e a escola dos alunos” disse.

O secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda, disse que o governador está empenhado na luta pela educação dos estudantes e por uma conscientização quanto ao meio ambiente do Estado. “Precisamos trabalhar e garantir uma educação de qualidade e uma conscientização ambiental nos nossos estudantes, pois só através da educação, informação e conhecimento nós iremos lutar contra a ignorância e conseguiremos transformar o comportamento de nosso estudante e da sociedade”, pontuou.

A coordenação informou ainda que a 1° Amostra de Vídeo Ambiental de Rondônia conta com uma comissão avaliadora, a Comissão Organizadora Estadual do Meio Ambiente (Coema-RO), composta pelos parceiros: Emater, Sedam, Sema, Unir, Ibama, Fecomércio, Embrapa, Fapero e Batalhão da Polícia Ambiental.

 

Fonte
Texto: Cléber Souza
Fotos: Daiane Mendonça Arquivo
Secom – Governo de Rondônia

Categorias: Notícias

Compartilhe