Você esta aqui:

Notícias

Em quatro meses, fiscalização ambiental apreendeu mais de uma tonelada de peixes e doou a entidades assistenciais

14 de março de 2019 | Sedam_codef

Neste ano, BPA e Sedam atuaram com base em denúncias

m quatro meses de atuação no período do defeso, o Batalhão de Polícia Ambiental da PM de Rondônia apreendeu em rios rondonienses 1.279 quilos de pescados de diversas espécies.

Ao anunciar nesta quinta-feira (14) os resultados do trabalho de fiscalização, o coordenador de licenciamento e monitoramento ambiental da Sedam, Abimael Ribeiro, informou que o BPA lavrou 52 termos de apreensão e depósito de diversas embarcações, motores HP, carros e motocicletas, perfazendo um total de 244 materiais apreendidos: anzóis, malhadeiras, linhas, entre outros apetrechos de pesca.

Entre outras, as 54 ocorrências de pesca ilegal abrangeram o Lago do Cujubim Grande, Rio Mutum, Usina Hidrelétrica Santo Antônio e Área de Proteção Ambiental Rio Madeira.

Pela Portaria nº 48/2007 do Ibama, regulamentada pela Portaria nº 428 da Sedam, atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficaram vetadas ou controladas de 15 de novembro do ano passado até o início desta semana,  nas bacias dos rios Madeira, Mamoré e Guaporé.

“Durante o período, a pesca pesca foi liberada para as comunidades ribeirinhas na cota de cinco quilos de peixe por dia para cada família, a título de subsistência, ficando proibida a comercialização”, informou major Washington Soares, do BPA.

Desta vez não houve operação específica para o defeso. O atendimento se deu por denúncias.

QUEM RECEBEU

Sedam e BPA destacaram a importância do período do defeso na recomposição natural da ictiofauna e a migração dos peixes até as cabeceiras dos rios para a desova e reprodução.

Peixes apreendidos foram doados à  Casa do Ancião São Vicente de Paulo, Casa de Apoio Família Rosetta, Casa de Apoio ao Câncer e igrejas.

Saiba como foi o período do defeso em 2018

Entenda o que é o defeso

 

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Arquivo Secom
Secom – Governo de Rondônia

Categorias: Notícias

Compartilhe