Sedam inaugura base administrativa na reserva extrativista Rio Cautário e entrega veículos

23 de janeiro de 2020 | Sedam_codef

O governo de Rondônia, por meio Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), inaugurou, no último dia 10, a base

Almoço reuniu a comunidade local administrativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) na Reserva Extrativista Rio Cautário, na cidade de Costa Marques.

Com investimento de R$ 233 mil, recursos proveniente de compensação ambiental, o local conta com uma área de 200 metros quadrados, contendo área de convivência, quatro banheiros, uma cozinha, dois alojamentos (masculino e feminino), área de serviço e um poço tubular.

“Estamos quebrando um tabu, pois há mais de 24 anos o Estado não investia em obras como esta, dentro de unidade de conservação estadual. Ano passado, mais de R$ 1,2 milhão, recursos provenientes de compensação ambiental, foram investidos em operacionalização”, disse o secretário da Sedam, Elias Rezende durante a solenidade de inauguração.

Secretátio da Sedam, Elias Rezende na inauguração oficial

Para marcar o início da operação da sede administrativa, uma ação social foi realizada para atender as comunidades tradicionais residentes na unidade de conservação. Serviços como atendimentos odontológico, médico, corte de cabelo, maquiagem, distribuição de kits de higiene pessoal, distribuição de roupas e cobertores, almoço comunitário, palestras e recreação com o Exército brasileiro fizeram parte da agenda.

Com ações como esta, o governo de Rondônia mostra que é possível fortalecer as unidades de conservação estaduais e as comunidades tradicionais com investimentos estruturantes que resultarão no fortalecimento e proteção dessas unidades, estratégias para fortalecer o agronegócio e demais seguimentos.

INVESTIMENTOS

Somente no ano de 2019 foram operacionalizadas diversas unidades de conservação com recursos oriundos de compensação ambiental, dentre as obras estão a construção de poços tubulares nas Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá, Reserva Extrativista Rio Cautário e Reserva Extrativista Massaranduba, aquisição de drones e jet ski para o monitoramento e fiscalização, construção de duas agroindústrias (açaí e farinha), aquisição de veículos, dentre outros, totalizando

Veículos entregues para fortalecer as ações nas comunidades

mais de R$ 1,2 milhão.

Estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Lebrão, a prefeita de São Francisco do Guaporé, Gislaine Lebrinha, o prefeito de Costa Marques Vagner Miranda e vereadores municipais.

ENTREGA DE VEÍCULOS

As Unidades de Conservação Parque Corumbiara, Reserva Extrativista Pacaás Novos e Rio Cautário receberam, na terça-feira (21), veículos para apoio à gestão.

A entrega foi realizada pelo secretário Elias Rezende que frisou a importância dos veículos para a gestão das unidades.

Texto: Secom
Fotos: Arquivo Sedam