Você esta aqui:

Notícias

Operação de fiscalização ambiental apreende 12 dragas atuando de forma ilegal no Rio Madeira

28 de janeiro de 2020 | Sedam_codef

Equipes envolvidas na ação de fiscalização que teve o objetivo de impedir a extração irregular de minérios no rio Madeira

Teve início na manhã de sexta-feira (24), a operação conjunta da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a Polícia Militar Ambiental (PMA), com o apoio do Exército Brasileiro. A ação de fiscalização foi realizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Madeira e visou impedir a extração irregular de minérios.

Durante o final de semana de operação foram abordadas 12 balsas, que estavam realizando garimpagem na área de proteção ambiental,  Todo o material apreendido dentro das embarcações foi entregue à Polícia Federa. Além disso, as dragas só são devolvidas aos proprietários após a retirada dos motores pelo Exército, conforme informado pelo capitação Jairo, da Polícia Militar Ambiental. O Resultado Parcial da Operação Rio Madeira foi de:

  • 48 Autos de Infração Ambiental – Totalizando R$ 4.275.800 em multas aplicadas
  • 16 TCO’s confeccionados
  • 150g de Ouro puro apreendido
  •  310,5g de ouro azogado apreendido
  • 1575g de Mercúrio apreendido
  • 12 pessoas presas por extração ilegal de minério (Usurpação)
  • 26 dragas e balsas apreendidas
  • 01 estaleiro embarcado
  • 09 pessoas presas por prática de pesca ilegal

O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Elias Rezende, ressalta a importância do apoio incondicional da Polícia Militar Ambiental em ações de fiscalização da Sedam, trabalho que demonstra a qualidade e precisão das atividades desenvolvidas pela secretaria. O secretário disse, ainda, que a Sedam espera um avanço grande as ações de fiscalização durante o ano de 2020.

A ação de fiscalização dentro da Apa do Rio Madeira permanece em andamento e os moradores de Porto Velho e região podem informar caso presenciem algum tipo de crime ambiental. “A população pode realizar denúncias ao registrar o flagrante com fotos, vídeos ou informar os nomes dos envolvidos à Sedam”, destacou Elias Rezende.

As denúncias também podem ser informadas por meio do número (69) 3212-9613 (Coordenadoria de Proteção Ambiental) e (69) 3212-9648 / 98482-8690 (Ouvidoria Ambiental), ou ainda, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), pelo número (69) 3230-1088. A identidade do cidadão será mantida em sigilo absoluto.

Fonte
Texto: Lívia Balbino Guimarães
Fotos: Lívia Balbino Guimarães
Secom – Governo de Rondônia

Categorias: Notícias

Compartilhe