Governo de Rondônia participa do XX Fórum de Governadores da Amazônia Legal em Belém

12 de março de 2020 | Sedam_codef

Governadores e secretários estaduais reúnem-se a cada quatro meses para dar andamento a projetos e ações voltados aos temas ambientais que serão debatidos durante as reuniões das câmaras setoriais (7 ao todo). O XX Fórum de Governadores da Amazônia Legal acontece até o dia 13 no Hangar – Centro de Convenções em Belém – PA.

Gestores da área de Meio Ambiente dos nove estados da Amazônia Legal destacam neste encontro os desafios para o desenvolvimento sustentável na região, cujo foco é a integração das políticas públicas dos Estados que compõem a Amazônia Legal.

A pauta principal girou em torno da estruturação do Plano Regional de Combate ao Desmatamento, cuja meta é a redução do nível de desmatamento anual, tendo como referência o ano de 2019.

As discussões acontecem dentro da agenda de trabalho da Câmara de Meio Ambiente, uma das sete que acontecem simultaneamente dentro da programação do Fórum.

Secretários de Meio Ambiente e conselheiros do Consórcio acompanham as reuniões, cujo os resultados serão apresentados na quinta-feira (12) aos governadores de cada Estado.

O secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam),  Elias Rezende, enfatiza que temas relevantes para o desenvolvimento da Amazônia são destaques deste encontro, bem como o alinhamento das leis de licenciamento geral, e estão em discussão no Senado e na Câmara. Concomitantemente, é discutida uma proposta de regulamentação do Art. 41 do Código Florestal, antecipou o titular da Sedam.

No primeiro dia, as sessões foram presididas pela secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso e presidente do Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal, Mauren Lazzaretti.

No que concerne à câmara temática do Meio Ambiente, o foco neste momento é a estruturação do Plano de Combate ao Desmatamento e Incêndios Florestais, com destaque ao acompanhamento da execução do planejamento estratégico.

De acordo com Elias Rezende, a ideia é elaborar um plano de ação envolvendo as políticas que foram eleitas como prioridade: serviços ambientais, regularização ambiental, a questão da produção consorciada à conservação ambiental e o tema mais repercutido atualmente, que é a redução do desmatamento e combate às queimadas.

Texto: Yraciara Alves